Por Cíntia Cardoso

Vida de expatriado não é fácil. Principalmente  quando a troca de país envolve filhos que têm que se adaptar a uma nova cultura, nova escola e até a uma nova língua. A revista Business Insider apresenta um ranking dos 19 melhores países para viver em família. A pesquisa leva em consideração itens como segurança, custo de vida, acesso à saúde, qualidade da educação e das infraestruturas. Nesse ano, a revista fez uma lista com os 19 melhores países. Aqui, vamos ver os cinco primeiros. Para os curiosos, o texto completo da reportagem está aqui.

5-Suécia

 

swedish-flag-2432445_640

O país aparece na quinta colocação. No ano anterior, estava na terceira colocação, mas perdeu pontos no quesito educação, na avaliação dos pais expatriados ouvidos na pesquisa. Segundo a revista, os suecos atravessam uma crise no sistema escolar.

4-Áustria

 

alps-2548486_640

Apesar de muitos pontos positivos e do elevado padrão de vida, os estrangeiros residentes no país reclamam da falta de calor humano dos anfitriãos e da falta de simpatia com as famílias com filhos de modo geral.

3-Israel

jerusalem-1712855_640

 

81% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o sistema de creches e com as escolas.

2- República Tcheca

 

prague-1168302_640

O país pulou da 14 colocação para o segundo lugar. Nada mal. A facilidade de acesso ao sistema escolar e preços acessíveis de escolas privadas são os pontos fortes do país.

1-Finlândia

aurora-borealis-744351_640.jpg

 

Mais uma vez os finlandeses lideram com folga o ranking de grau de satisfação das famílias expatriadas. Educação de excelente qualidade -o país é referência mundial em educação-, sistema de saúde acessível,  maternidades e casas de parto que respeitam as mães, facilidade de integração… Foram tantos pontos positivos que a liderança é realmente incontestável.

E o Brasil?

Well… Nem o Brasil nem outro país lusófono aparece no ranking. Entre os latino-americanos, só o México é citado na posição 18. Na África, a África do Sul é a única representante (15).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s