Nosso post no Facebook sobre o excesso de açúcar nos alimentos infantis nos levou a fazer uma lista de receitinhas fáceis (e testadas pela gente) para compartilhar com vocês. Aceitamos sugestões no nosso contato maesnomundo@gmail.com!

Papinha de pera 

Essa receita é invenção do meu sogro (Cíntia) e é hiper simples.

INGREDIENTES:

Pera

Uma colherzinha de água

MODO DE PREPARO

Corte a pera em cubinhos, acrescente um pouquinho (mesmo) de água e coloque no microondas por 1 minuto. Tá pronto! Para bebês pequenos, amasse bem com o garfo para ficar bem lisinho. Para os maiores, basta misturar no Petit Suisse natural (ou no iogurte natural) e comer. Eu mesma já comi muitas vezes. Mais fácil que isso, só ganhar na loto.

Bolo de banana (com pouco açúcar)*

fullsizerender

Olha o bolo aí na festinha da escola do meu filho. Acrescentei à massa umas lascas de chocolate meio amargo e botei esse açúcar decorativo. Mas, em casa, eu faço simples mesmo.

*Receita  adaptada do site receitasqueamo.com.br.

INGREDIENTES

 

• 4 bananas

• 3 ovos

• 1/2 xícara (chávena) de leite desnatado

• 1/2 xícara (chávena) de óleo vegetal (eu usei óleo de girassol)

• 1 xícara (chávena) de açúcar mascavo (ou açúcar demerara. O importante é que não seja açúcar branco refinado)

• 1 xícara (chávena) de farinha de trigo integral

• 1 xícara (chávena) de aveia

• 1 colher (sopa) de fermento

• Canela em pó a gosto para polvilhar as bananas

• Açúcar a gosto para polvilhar as bananas

Obs.: A xícara/(chávena) usada na receita é com capacidade para 240ml, mas eu uso qualquer uma desde que esteja limpa mesmo. rsss

MODO DE PREPARO

 

Bata no liquidificador 1 banana, os ovos, o leite e o óleo.

Em outra tigela coloque a farinha de trigo, a aveia, o açúcar e o fermento peneirados, acrescente a mistura do liquidificador e mexa sem bater até que a mistura fique homogênea.

Para montar, coloque metade da mistura em uma forma untada e enfarinhada e cubra com bananas picadas (eu usei três, mas se quiser, você pode colocar mais) e cubra com o restante da massa. Quanto mais madura estiver a banana, mais docinho fica esse bolo. Ele é o campeão das festas da escola.

Papinha de frutas (para congelar) – a partir dos 9 meses

INGREDIENTES

2 maçãs descascadas e cortadas em quartos

1 banana madura

Suco de 1 laranja (para que a maçã não fique preta)

MODO DE PREPARO

Cubra as maçãs com água e ferva em fogo baixo até que estejam cozidas. Com um garfo (ou, se fizer mais purê para congelar, use um amassador de batatas), amasse a maçã e a banana – acrescente a água da fervura para deixar a papinha mais mole, se quiser, mas normalmente o suco de laranja faz esse “trabalho”. Acrescente o suco.

Deixe esfriar (arrefecer) e coloque em potinhos (costumamos usar os de leite materno da Philips Avent) ou em fôrmas de gelo e leve ao congelador. Descongele em temperatura ambiente ou na panela. Ótimo para a sobremesa depois da papinha de legumes (e carne) do almoço, para o lanche da tarde ou para viagens. Não precisa ser servido quente.

Quem prefere papinhas mais lisas e sem pedaços pode bater as frutas no liquidificador ou usar o processador manual.

Purê de Abacate com suco de laranja

Bata um abacate pequeno (meio abacate brasileiro, que é grande) com o suco de uma laranja no processador manual e sirva como lanche da manhã. Comecei (Renate) a dar para a minha filha mais velha a partir dos dez ou onze meses.

Bolinho de arroz assado*

16107856_10210407038225069_1852993935_o

A partir de 1,5 anos (ou quando estiverem mastigando bem)

Achamos que esta é uma boa opção para quem quer acabar com aqueles restos da geladeira. Vale acrescentar o que quiser ou tiver – lá em casa até já improvisamos um bolinho de bacalhau! O importante é ficar de olho na consistência da massa, que não pode ser mole ou líquida. Vamos lá:

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chávena) de arroz cozido ou as sobras da véspera
  • 2 cenouras médias, descascadas e raladas no ralador fino
  • 1 pimentão (cor de sua preferência, achamos o vermelho mais gostoso porque é mais doce) picado em cubinhos
  • ½ xícara (chávena) de queijo ralado (gouda, gouda curado, parmesão ou queijo prato – lá em casa misturamos um queijo mais neutro com um mais forte, mas use o da sua região)
  • cebolinha verde picada (ou meia cebola pequena picada) – opcional
  • 2 ovos médios (opcional para veganos, basta usar mais leite e farinha) – preferimos colocar porque a massa fica mais aerada
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • Leite
  • Sal a gosto (opcional, dependendo da quantidade de sal no arroz e do queijo usado)

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180°C (356°F se morar num país anglófono). Na Alemanha, uso (Renate) a opção da ventoinha, vai mais rápido (forno elétrico). No Egito, o forno a gás não tinha termostato, então colocava no máximo mesmo.

Revista dois tabuleiros com papel alumínio ou, se existir no seu país, papel para assar (não é papel-manteiga, pelo menos no Egito compramos e saiu fumaça do forno!!!). Na Alemanha esse papel se chama Backpapier, nos EUA, parchment paper (tem no Walmart). Arrisco uma tradução livre de dizer que se chama “papel pergaminho” no Brasil.

Misture os ingredientes secos. Quebre os ovos separadamente e acrescente um a um para não estragar a receita se estiverem ruins. Coloque um pouco de leite. A massa tem de ficar brilhante e úmida. Para dar a consistência de poder formar bolinhos com duas colheres, acrescente farinha.

Quando for formar os bolinhos, a massa não pode cair da colher nem por estar muito mole, nem por estar muito seca e esfarelar.

Forme bolinhos com duas colheres e disponha sobre os tabuleiros. Asse durante cerca de 30 minutos ou até que os bolinhos estejam dourados e sequinhos por dentro. Minha filha mais velha adora porque pode comer com a mão!

*Receita adaptada do vídeo Como fazer bolinho de arroz, do chef Guilherme Guzela (https://www.youtube.com/watch?v=UzkoE8g0jbo). Dá para ter uma boa ideia da consistência da massa!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s