Depois de anos de aventuras, desenvolvi meus kits de sobrevivência que ficam ao alcance da mão para viajar com as crianças.
1-Entretenimento
Giz de cera, caderno, livros. A regra é clara: cada um dos meninos pode levar 3 brinquedos pequenos e leves. O meu maior encara numa boa momentos de tédio curtindo a paisagem, mas tenho um tablet para emergências. Já, com o menor, tenho que usar mais criatividade e escolher um horário de viagem que coincida mais ou menos com a soneca. Assim sobra menos tempo pra encher linguiça. Ele ama a Palavra Cantada. Então, aapelo para o vídeo no telefone (quando pega o 4G a 300 km/h).
2-Comida
Frutas (banana e tangerina: fácil de comer e pouca sujeira), biscoito (sorry, Bela Gil), água, papinhas de frutas e, às vezes, sanduíches. Mesmo pra viagens curtas, levo um estoque tipo apocalipse zumbi. Mas também dou um rolé no vagão-bar do trem ou nos restaurantes à beira da estrada porque servem de distração para as crianças e dá aquela esticada nas pernas.
3-Saúde
Combo homeopatia: camomila, passiflora, arnica e gel de arnica. Remédios contra enjôo (pra mim e pra criançada) e gotinhas pra dor de ouvido (no avião ou no trem-bala rola uma pressão no tímpano).
4-higiene
Álcool gel (não é ecológico, mas não vivo sem isso), lenço umedecido, lenço desinfetante, sacos plásticos de lixo vazios, trocador, fraldas (1 pra cada hora de viagem) e muda de roupa extra.
Juro que isso tudo cabe em uma bolsa.
Outras dicas valiosas
Dica da mamãe Luciana, de Lisboa: a manta polar (mesmo no verão) é um must-have! Serve como calmante natural.
Dica da mamãe Karen: por 5,49 euros eu baixei os 4 DVDs da Galinha Pintadinha no meu celular e está sendo suuuper útil durante a nossa viagem no momento! Uso no avião, carro, quando vou visitar alguém e preciso mante -lo entretido mas não tenho Internet.