Por Cíntia Cardoso e Renate Krieger 
Mesmo para quem não era uma grande foliã, passar o Carnaval fora do Brasil dá um aperto no coração. Não apenas pela distância física, mas, também, pela preocupação em criar os filhos afastados da cultura “de casa”.
Felizmente, a nossa alma cigana se adapta a outros costumes e outras festas. Obviamente meus filhos não brincarão Carnaval da mesma maneira que eu. Mas será que isso é tão grave? Será que não devemos aproveitar as novas experiências?
Na Suíça, o Consulado Brasileiro de Genebra organizou uma festa linda para as crianças. Embora no resto do país o domingo de Carnaval seja bastante calmo. Os suíços não seguem necessariamente o calendário de festejos ao qual nós brasileiros estamos acostumados. As festas de Carnaval começaram no começo de fevereiro e vão até março.
Em Paris, a folia acontece no 20 distrito da capital francesa com um desfile que reúne tradições folclóricas de diversos países e conta com a participação das crianças, como é possível ver nessa foto destacada acima.
Folia pra lá de Marrakesh
Durante a viagem ao Marrocos, a Renate aqui não encontrou nenhuma indicação de que se comemora o Carnaval também por aqui.
Tecnicamente, moro na Alemanha há dez anos (apesar de ter passado fora os últimos três) e confesso que sinto falta do Carnaval de lá, que não tem nada de desanimado.
Não é a Alemanha inteira que comemora o Carnaval, uma festa que fica mais restrita à região noroeste do país. O epicentro da festa é Colônia, na Renânia do Norte-Westfália, que tem o maior Carnaval da Alemanha. As celebrações maiores acontecem na quinta-feira das Mulheres (que historicamente recebem a chave da cidade para ‘mandar’ na folia durante o Carnaval) e o desfile da Segunda-feira de Rosas.
goose-278303_1920
Na Alemanha também tem animação.

O que mais me chamou a atenção é que, querendo ou não, nesses lugares, a folia acaba contagiando a todos os ambientes. Durante cinco dias (quinta a segunda), é normal ver gente fantasiada no metrô, no trabalho (no meu tem até uma festa nas sextas-feiras de Carnaval, com direito a cerveja da região e tudo), na rua, no supermercado e, claro, nas creches e jardins de infância. A criançada ama!

Não bastasse a animação nos infantários, pequenas e pequenos devidamente paramentados também participam dos desfiles – ou assistem às paradas, durante as quais doces, flores e presentes (às vezes até uma garrafinha de bebida alcoólica para os pais, portanto cuidado com a cabeça, é importante manter distância) são jogados dos carros alegóricos e leva-se para casa a bolsa cheia de guloseimas.
É uma festa que inclui verdadeiramente a criançada e diversão para toda a família – recomendamos!
Para saber mais como se comemora o Carnaval na Alemanha, clique aqui.
Onde quer que vocês estejam, bom Carnaval para todas as mamães.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s