Das muitas conversas com mães amigas, fica óbvia uma conclusão: o mercado de trabalho não está pronto para acolher as mães. Jornadas de trabalho flexíveis, possibilidade de home office ou creches nas empresas são, praticamente, temas de ficção científica. E o problema é global. Relatório na UN Women  mostra que, em todo o planeta, apenas 63 países oferecem direito à licença maternidade de, no mínimo, 14 semanas. Outro dado assustador: somente 28% das mães trabalhadoras mundo afora desfrutam de alguma remuneração no período que corresponderia à licença maternidade.

E, para aquelas mães que aos trancos e barrancos conseguem fazer uma tripla jornada de trabalho (casa, filhos, escritório), a recepção na volta ao mercado nem sempre é das melhores. Uma grande injustiça, já que as mães trabalhadoras sempre se esforçam. Querem ser mais produtivas, trabalham de forma mais eficaz  justamente para não serem julgadas pelos colegas. Nem sempre dá certo. Essa reportagem do The Guardian narra  horrores do mundo corporativo: assédio moral, depressão, insônia… Desafios enfrentados diariamente pelas mães para tentarem equilibrar a carreira e os filhos.

As frases abaixo me foram relatadas por amigas, mas também me são familiares, devo confessar,  e mostram o absurdo das relações de trabalho pós-maternidade.

giphy (2)

 

1-“Mais um filho? Você está querendo viver de bolsa família agora?”(Piada sem graça que uma amiga ouviu do colega ao anunciar a sua segunda gravidez.)

2-“E precisa você sair correndo assim? Você não é médica e seu filho já está grandinho, né!” (Obs: reação de uma chefe mulher ao pedido para sair mais cedo da sua funcionária. A mãe recebeu um telefonema urgente da creche para avisar que o filho de 18 meses estava passando mal. O menino, em questão, estava com meningite.)

3-“Mulher não serve pra ser chefe. Está sempre inventando história com filho.”

4-“Por que você se preocupa tanto com trabalho? Teu marido ganha bem. ”

5-“Nossa, você está  com uma cara tão acabada. Seu filho ainda não dorme a noite toda não? Vai passar um batom pra não assustar o cliente.”

6-“Muito fácil cuidar de criança. Só botar um dvd da galinha pintadinha e dar um copo de nescau (achocolatado) e pronto. Vocês fazem muito drama. Coisa de mulher, né ?”

7-“Ih, agora a sua promoção rodou !” (Mais uma reação calorosa de um colega de trabalho ao  anúncio de uma gravidez.)

8-Por que você resolveu engravidar justamente agora?

9-“A fulana não tem filhos. Esperta ela. Vai crescer rapidinho na empresa. Já você com três filhos… ”

E a mais cruel de todas:

10- Quem mandou você ter filho?

Só nos resta responder (ainda que mentalmente):

 

giphy1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s