Por Cíntia Cardoso e Renate Krieger
Nos nossos roteiros semanais, não poderia faltar uma seleção de praias europeias para visitar com as crianças.
Eis algumas das nossas preferidas:
Agon-Coutanville (Normandia, França)
Agon-Coutanville não é das praias mais badaladas da França, mas isso só reforça o charme desse cantinho que é ideal para passar um tempo ao sol com as crianças. Quer dizer, o sol nem sempre é garantido na Normandia, mas, quando ele finalmente aparece, vale a pena. Com uma longa faixa de areia (para padrões europeus), essa praia é super sossegada. O clima é bem familiar e outra vantagem é a proximidade do centro da cidade com cafés gostosos e child-friendly. No verão, o sol dura até tarde e, nos dias claros, é possível ver as ilhas anglo-normandas no horizonte.
Importante: Para não frustrar as crianças (e os adultos), é importante verificar o horário das marés para ter a certeza de que o mar estará por perto. Outro detalhe: bote sandálias de plástico, tipo melissinha, nos pés das crianças e nos seus também. A areia da praia rem muitas pedrinhas e conchas, o que não é muito agradável para caminhar e brincar.
Para as crianças maiores, há a possibilidade de aprender a velejar numa escola na praia mesmo.
Cabourg (Normandia, França)
A praia de Cabourg, na Normandia, é um deleite para os pais e para os filhos. Os amantes de literatura vão se deliciar com as referências a Marcel Proust. O primeiro volume da saga de Em Busca do Tempo Perdido é inspirado nas paisagens dessa cidade balneária que fica a pouco mais de uma hora de Paris.
Para as crianças e adolescentes , no verão, tem um clube de férias com atividades variadas. Na praia, em si, o mar é calmo e há restaurantes pertinho da faixa de areia. Bônus: cidade é muito charmosa e ainda dá para comer umas madeleines contemplando o pôr do sol.
Boramar e Port d’Avall (Collioure, França)
Espremidinha entre a França e a Espanha, a cidade de Collioure tem duas pequenas praias super bonitas. Mas, para ir com crianças, é melhor madrugar. Essas praias são ‘ idas com águas azuis e quentes, mas são praias pequenas. No verão, ficam lotadas. Então, para quem quer desfrutar de um pouco de calma com as crianças, o melhor é chegar bem cedo e, se possível, evitar a alta temporada. Ao lado da praia, o Château Royal também pode divertir as crianças. A construção, que tem mais de 700 anos, lembra castelos de piratas além de ter uma vista incrível.
Praia do Amado (Algarve, Portugal)
Muito procurada por surfistas de toda a Europa, a Praia do Amado fica próxima à localidade da Carrapateira e é palco de competições internacionais do esporte.
Mas mesmo quem não surfa pode aproveitar bastante para passar o dia – ou alguns dias – nessa praia muito extensa e cenário de um lindo por do sol. O local tem bar, restaurante e um estacionamento. Com o policiamento, não é permiyido passar a noite.
Para evitar as grandes aglomerações do verão, nossa recomendação é passar por lá no final do inverno europeu ou na primavera, quando as temperaturas não são tão baixas e os dias começam a ficar um pouco mais longos. Basta se precaver contra o vento (que faz parte da vida de qualquer surfista) – e se preparar para encontrar muitos alemães, como a Luna, cuja história já contamos aqui no nosso blog.
Carrapateira/Praia da Bordeira (Algarve, Portugal)
Outro destino de surfistas, a Carrapateira é também um enorme playground para as crianças. O acesso à praia pode ser feito por passarelas de madeira para os pedestres, e existem opções de estacionamento ao lado das passarelas ou um perto da praia, onde já passamos a noite com o motor-home.
É um local ótimo para passar o dia com as crianças, também nos meses mais frios para evitar grandes aglomerações. As passarelas convidam a passeios em locais mais altos, com uma vista linda para a praia, cenário de muitas fotos. Há um restaurante ao lado do estacionamento.
Para banhos com as crianças, recomendamos muita cautela e estudo das marés antes de ir. Preferencialmente, é melhor só curtir a areia mesmo (até porque as temperaturas da água na primavera ainda são bem geladas). Mas a praia é tão ampla – e tem tão pouca gente – que é possível passar o dia inteiro ali com a criançada.
Valdoviño (Ferrol, Galícia, Espanha)
Praia com mar bastante revolto no inverno/primavera europeus – mas as temperaturas da época também não convidam a banhos. A paisagem é linda e deserta, há uma lagoa nas proximidades, com um espetáculo da união de águas salgada e doce.
A praia de Valdoviño ainda tem um ótimo parquinho à beira-mar, com uma área de exercícios para adultos e um pequeno bar na área de lazer/estacionamento. Ou seja: opções para a família inteira.
As fotos do artigo foram retiradas do arquivo pessoal das autoras e do website visitportugal.com.