Comemoramos seis meses de existência esta semana!

Até agora, foram mais de quarenta textos publicados neste espaço e quase cinco mil seguidoras e seguidores no Facebook. É um caminho emocionante esse que trilhamos, contando histórias sobre maternidade, educação, questões de gênero e saúde do mundo inteiro. E, como dissemos na nossa apresentação, quem sabe as experiências compartilhadas por uma mãe no Egito não ajudam uma mãe angolana com a criação de seus filhos?

Para celebrar a nossa chegada até aqui, o blog Mães no Mundo está de cara nova. Esperamos que a navegação fique mais fácil e o contato conosco também.

E para dividir a nossa alegria com as nossas leitoras e leitores, eis abaixo uma lista dos dez textos que foram mais lidos no nosso blog.

10. Como as escolas francesas fazem para as crianças comerem de tudo?

giphy

Algumas dicas de mamães e papais franceses para acabar com o desespero dos pais na hora de dar comida saudável aos filhos.

9. Dez motivos pelos quais é complicado ter e criar filhos no Brasil

giphy

A nossa primeira mãe convidada, Elisa Batalha, escreveu um texto bem-humorado sobre algumas agruras passadas por ela como mãe no Brasil.

8. Parto vaginal ou cesárea? Relato de uma mãe que passou pelos dois

IMG-20170501-WA0016

Brasileira que mora na Alemanha e casada com um indiano, a Bettina Riffel não poderia ter um perfil mais global – e que se encaixa perfeitamente na ideia das nossas Mães no Mundo. Essa mãe inspiradora contou como foi passar por uma cesárea e um parto normal – e dá alguns conselhos para mamães de primeira viagem.

7. Mãe transforma câncer de mama em inspiração para livro infantil

Cadê Seu Peito, Mamãe?, de Ivna Chedier Maluly

Ivna Maluly nos contou a sua emocionante história espontaneamente após entrar em contato com o blog pelo nosso e-mail maesnomundo@gmail.com (você também pode dar ideias de matérias, sugestões, pedir dicas por esse e-mail). Só temos que agradecer a iniciativa, foi maravilhoso poder compartilhar a sua luta. Obrigada, Ivna!

6. Beijos e abraços: motivos para não forçar

Menina tímida

Durante a sua viagem em família com um motor-home, Marrocos, Espanha e Portugal foram os países onde a Renate mais sentiu o choque cultural de pessoas querendo abraçar e beijar suas filhas. O texto explica que crianças aprendem sobre consentir e as próprias vontades muito cedo – e porque contrariar essa vontade pode ser perigoso no longo prazo.

5. Sete lições que aprendi sendo uma mãe viajante num motor-home

ladysurf1

A Renate encerrou uma viagem de sete meses num motor-home em meados de junho. Suas filhas fizeram três e um ano na estrada. No texto, ela ainda teve que deixar muita coisa de fora, mas relata várias das experiências pelas quais passou – e como aprendeu a valorizar coisas que tomamos como óbvias no nosso dia a dia.

4. Mãe alemã relata parto desumanizado na Espanha: “você é um número”

mandy1

A alemã Mandy Gasser foi a nossa segunda mãe convidada e nos deu um relato emocionado sobre o parto de seu segundo filho, que teve na Espanha. Sem maiores explicações, foi separada do bebê por cinco horas após uma cesárea traumática com a qual concordou relutantemente.

3. Receitas nutritivas para mamães apressadas 

16107856_10210407038225069_1852993935_o

Um dos nossos maiores sucessos foram essas dicas de como fazer comida nutritiva de forma rápida para agradar às crianças. Mais receitas – de como fazer comida para bebês durante viagens – você encontra aqui.

2. Balé é coisa de menino? Mãe brasileira desafia preconceito e prova que sim

fullsizerender-6

O texto vice-campeão foi o relato da mamãe Daniela, que explicou uma escolha simples – a de inscrever o filho de três anos em aulas de balé – se tornou um combate e uma luta contra o preconceito.

E o número 1: Você sabe o que é carga mental e como isso afeta as mães? 

executive-2051414_1920

Na sociedade atual, as mulheres ainda são as maiores responsáveis pela criação dos filhos e por cuidar das tarefas domésticas. O texto mais lido do Mães no Mundo busca mostrar como podemos caminhar em direção de relacionamentos mais justos, em que os dois parceiros dividam a vida em família de forma igualitária.

TEXTO BÔNUS: Lições que aprendemos sendo mães no exterior

05_FotoRenateEgito

E, para você que achou que a lista acabou por aqui, resolvemos linkar ainda um bônus com o nosso texto preferido – no Dia das Mães (comemorado no segundo domingo de maio no Brasil), fomos convidadas pela edição brasileira do jornal espanhol El País a elencar algumas de nossas experiências e choques culturais sendo mães em países estrangeiros. O texto do El País você confere aqui e a versão completa, aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s