Por Cíntia Cardoso e Renate Krieger

Em clima de férias, continuamos nosso tour por praias que já visitamos ma Europa com crianças.

Algumas dicas valem para quase todas as praias pelo Velho Mundo:

a) Chegar cedo (ou o mais cedo possível de acordo com o movimento das marés). Além dos nativos, as praias ficam repletas de turistas. Nada pior de que ficar num carro quente procurando vaga para estacionar.

b) Proteção contra o sol que, pela Europa, brilha até tarde – o sol das cinco da tarde tem a força do sol das 14h! Muitos pais têm umas tendas com proteção anti-UV.

c) Leve seu lanche e água de casa. Raramente há vendedores ambulantes nas praias e os quiosques, na alta temporada, ficam lotados. Se você quiser evitar crises de choro, leve sua comidinha.

  1. L’Île de Ré, França

captura-de-tela-2017-07-07-c3a0s-00-24-29.png

A poucos quilômetros de La Rochelle, essa praia é muito boa para ir com crianças. Tem areia de verdade e toda a cidade é muito charmosa. O jeito mais legal de chegar é atravessar a ponte de bicicleta saindo de La Rochelle já que a pequena ilha é conhecida por ser o paraíso dos ciclistas. Dá inclusive para alugar bicicletas com assentos especiais para carregar os pequenos e aproveitar para circular pela ilha. Para quem é fã de frutos do mar, é possível ainda comer ostras fresquinhas à beira-mar.

2. Plage de Minimes, La Rochelle, França

captura-de-tela-2017-07-07-c3a0s-00-23-06.png

A praia de Minimes é a mais popular de La Rochelle. Localizada próxima ao  centro e com barzinhos e lojas de equipamentos náuticos, a praia é uma boa pedida também para quem viaja com adolescentes dispostos a descobrir esportes aquáticos. Mas essa foto engana. A praia, no verão, é muito cheia e é praticamente impossível conseguir uma vaga para estacionar. Então a dica é ir cedo para garantir – literalmente – um lugar ao sol.

Outra coisa bacana dessa praia é que ela tem um acesso para cadeirantes e propõe atividades para pessoas com dificuldade de locomoção.

3. Vila Nova de Milfontes (Portugal)

Milfontes5

Descobrimos esta praia por acaso, num final de tarde em que as crianças estavam cansadas e o nosso destino para o dia era Lisboa – mas não conseguimos chegar à capital portuguesa.

As surpresas da alentejana Vila Nova de Milfontes não poderiam ter sido mais agradáveis. A princípio encaramos como uma cidade bastante turística – o que é o caso. Mas já visitamos o local tanto em setembro (ainda temporada de verão na Europa) e em março (primavera, antes do início da temporada alta) e não encontramos hordas de pessoas, o que nos agradou muito.

Para receber os muitos visitantes, a cidade tem muitas ofertas de hotéis, pousadas e apartamentos com quartos equipados com fogão, geladeira, louça, pia, cafeteira e alguns eletrodomésticos (às vezes, até máquina de lavar). Recomendamos o Pátios da Vila, com custo de 55 euros por noite (em setembro) para um quarto duplo com sofá-cama e disponibilização de caminha de bebê. O atendimento foi extremamente atencioso, com a recepção nos dando várias dicas de restaurantes, e os quartos são impecavelmente limpos, espaçosos e bem equipados.

As praias da cidade são um espetáculo à parte. A mais bonita, na nossa opinião, é a Praia do Farol (ou então a Praia das Furnas, do outro lado do rio) – especialmente durante o pôr do sol. Na foz do Rio Mira, é possível acompanhar de perto a subida da maré e como a areia fica completamente coberta pelas águas doce e salgada do local. Fica valendo a dica do início do nosso texto: atenção para os horários!

O restaurante que mais gostamos no local foi a Tasca do Celso (ou página do Facebook), com comida tipicamente portuguesa e despretensiosamente gourmet. Os vinhos, para quem quer gastar um pouco mais, são dos melhores que já tomamos, e a cozinha prepara comidas para as crianças a pedido dos pais (brócolis cozidos e batatas que acompanham uma carne, por exemplo).

4. Praia do Malhão (Portugal)

Malhão1

Fica a nem dez quilômetros de Vila Nova de Milfontes – ou seja, vale um passeio durante o dia. Não tem quiosques ou restaurantes, apenas um passadiço que torna muito bom o acesso à praia e convida a um piquenique na areia, com uma área grande para as crianças brincarem. É possível surfar, embora as ondas não sejam muito altas, mas há opções para a família inteira – e a paisagem também é de tirar o fôlego. Tivemos a sorte de ver um lindo por do sol e um arco-íris incrível após uma breve chuva no local.

5. Doniños (Galicia, Espanha)

Doninos1

Como já explicamos no nosso último texto sobre praias europeias, a região da Galícia não é lá a mais convidativa no que diz respeito à metereologia. Faz frio e chove durante boa parte do ano, mas as cores das águas do Atlântico compensam – mesmo em dias chuvosos, elas brilham nos mais variados tons de turquesa e azul.

A região é conhecida e procurada por praticantes de surf, mas há praia o bastante para passar o dia com as crianças na areia. Existe uma passarela por trás da extensa praia onde é possível passear, e o estacionamento pode ser usado para passar a noite, embora placas proíbam a permanência de campistas no local. As autoridades, porém, apenas penalizam quem demonstrativamente coloca a marquise da autocaravana para fora, ou mostra que realmente está ‘morando’ por lá – ao menos, foi o que ouvimos, já que não existem muitos campings (parques de campismo) na região da cidade de Ferrol, onde fica a praia.

Doniños ainda tem um bar perto do acesso à praia e um parquinho para crianças (com um balanço para bebês, mas infelizmente os trepa-trepas são muito altos e indicados apenas para crianças mais velhas), além de mesas onde é possível fazer piqueniques.

O restaurante mais próximo da praia é o Casa Cholas, que serve porções típicas da região – o nosso prato preferido é o polvo, ou pulpo a la feira, cozido e servido com bastante azeite. Uma delícia!

Fotos dos escritórios de turismo de La Rochelle e da Île de Ré e acervo pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s